As metodologias baseadas na penetração dinâmica de cones são bastante conhecidas e de ampla aplicação em projetos de engenharia na avaliação da qualidade mecânica dos solos.
O princípio de funcionamento baseia-se na cravação de um cone no solo através da indução de uma pancada com uma massa conhecida a uma altura constante, assim, quanto mais competente for o solo, mais dificuldade terá o cone em penetrar. Neste tipo de trabalhos é contado o número de pancadas necessárias para que o cone penetre uma determinada profundidade normalizada. Existem várias metodologias baseadas na penetração dinâmica, diferenciadas pelos diferentes fatores intrínsecos dos equipamentos afetos a cada método nomeadamente, o peso do martelo, a altura de queda e a área da secção do cone. Assim e de uma forma geral, o equipamento pode ser dividido consoante os métodos de ensaio em: DPL; PDM; PDH e DPSH. Cada equipamento tem aplicabilidades especificas e dimensões diferentes.
Nos seus estudos Geotécnicos, a GeoAviz aposta numa solução integrada de metodologias de prospeção Geotécnica clássicas, com métodos de prospeção Geofísica. Assim, integrando métodos como a Sísmica de Refração e MASW, é possível extrapolar das sondagens dinâmicas para maiores áreas, de forma fiável e económica.
Aplicações
- Determinação da capacidade de carga do solo
- Identificação da profundidade da rocha base
- Localização no nível freático
- Determinação da ripabilidade e escavabilidade do solo
Equipamentos
Na GeoAviz trabalhamos com equipamentos das melhores marcas, permitindo a obtenção de resultados com elevado rigor, elevado detalhe e baixo ruído de aquisição:
- GEOLAB